Exposição temporária de 19 de junho a 26 de Junho
Curadoria de Isabel Costa
Neoconcreto | Referências de Rodrigo de Castro Victor DZENK
19 de Junho – 26 de Junho 2019
Curadoria Curatorship Isabel Costa
A exposição Neoconcreto | Referências de Rodrigo de Castro é o resultado de uma parceria entre a Galeria Primner, o artista Rodrigo de Castro e o designer de moda Victor Dzenk. Este projecto surgiu através de um convite feito pelos donos da galeria, Andrea e Rodolfo Guerra, ao designer Victor Dzenk. O designer foi desafiado a desenhar uma colecção inspirada no trabalho do artista plástico Rodrigo de Castro, cujo trabalho tem influência no neoconcretismo, grupo experimental brasileiro que teve a sua maior expressão nos anos 50 e 60.
Esta exposição temporária apresenta-se em dois planos. No primeiro, encontramos os desenhos de Rodrigo de Castro, matéria primeira desta criação, onde encontramos a rigidez das formas e cores no papel. No segundo, os vestidos de Victor Dzenk suspensos na galeria, que convocam o espectador para interagir com as peças e desenhar a sua própria performance dentro da exposição. Juntos estes dois planos contam um pouco da história do Neoconcretismo.
O aparecimento deste movimento aconteceu em 1959, em resposta ao movimento concreto que teria surgido em São Paulo pouco anos antes. Os neoconcretistas queriam libertar-se da lógica, da ciência e das formas estáticas do movimento concreto. Apesar de ter durado apenas cinco anos – o grupo viria as desfazer-se em 1963 – o grupo neoconcreto marcou a história de arte brasileira com o início da performance arte e da arte pública.
A Galeria Primner inaugurou em Maio de 2018. Procurou neste primeiro ano celebrar o nascimento do Neoconcretismo e a sua influência em artistas contemporâneos.
Isabel Costa, 19 de Junho de 2019